O mercado de segurança eletrônica cresceu nos últimos anos consideravelmente. A Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança anunciou um aumento de 13% no setor em 2020.
Vale destacar que o interesse do consumidor foi fortalecido no período de pandemia para aumentar a segurança dos locais, mas também, pela inovação que os produtos oferecem, contribuindo para casas mais inteligentes e empresas monitoradas mesmo a distância.
Entre as soluções mais buscadas está o CFTV, monitoramento feito com câmeras em circuitos fechados.
Se você tem como referência um sistema que capta imagens sem qualidade, é importante saber que os equipamentos evoluíram, apresentam alta tecnologia aplicada e tendências que você precisa conhecer.
Big data
Esta tendência ampliou as funcionalidades do CFTV. Além de ser um dispositivo que monitora ambientes com foco na segurança, também está sendo usado para acompanhar consumidores e mapear o comportamento deles em lojas e ambientes de compra através do reconhecimento facial inteligente.
Ao unir as imagens captadas com análises de big data, os sistemas reconhecem expressões faciais dos clientes, como eles circulam em um determinado local, quantas vezes o mesmo cliente vai até à loja, em quais horários, e assim por diante.
Ao cruzar as informações com outros dados e variáveis, o CFTV vira um grande aliado das ações comerciais e de marketing.
Armazenamento em nuvem
O acesso em tempo real das imagens do CFTV só é possível pelo armazenamento das informações em nuvem, e não mais em discos rígidos instalados localmente.
Para isso, é recomendado o uso de câmeras IP, que captam as imagens em tempo real e fazem a transmissão pela internet. Elas são chamadas de IP porque possuem um endereço de IP próprio (protocolo de internet), o qual serve para identificar o dispositivo conectado na rede de computadores.
O fácil acesso ao armazenamento na nuvem possibilita conferir as captações de vídeo com praticidade, de forma descomplicada e intuitiva, além de garantir a segurança e armazenamento das imagens.
Monitoramento remoto
Uma forte tendência do mercado de segurança eletrônica é o monitoramento remoto, feito através de aplicativos no smartphone.
Há produtos que oferecem o acesso às imagens captadas pelo CFTV na palma da mão do consumidor e em tempo real. As imagens do CFTV são captadas por câmeras IP e podem ser acessadas pelo celular.
Também, os apps permitem acessar centrais de alarme e ativar ou desativar funcionalidades do sistema de segurança com facilidade.
Alta resolução
Esqueça aquelas imagens de baixa qualidade e em preto e branco. Hoje, é possível encontrar no mercado de segurança eletrônica câmeras de monitoramento com alta resolução.
Os componentes dos novos CFTV captam imagens em qualquer ambiente, mesmo aqueles com baixa iluminação e longas distâncias. Ainda, muitos apresentam a resolução 4k e garantem nitidez e cores para as imagens registradas.
Controle nos acessos
Fique atento! Aumentar os critérios de quem tem acesso a ambientes fechados e exclusivos e controlar a movimentação das pessoas de forma automatizada e com precisão é uma exigência do mercado.
Os consumidores querem reforçar a segurança, e assim, ter o controle de quem entra e sai dos locais restritos e que merecem este cuidado, como casas e condomínios.
Neste sentido, o CFTV é um dispositivo importante para aumentar o controle de quem acessa estes ambientes, como visitantes em condomínios, circulação de pessoas em residências ou o dia a dia de uma empresa.
Automação
Já pensou em transformar sua casa em um lugar inteligente? O CFTV também é um dispositivo usado em residências que buscam soluções de automação residencial.
A tecnologia desenvolvida permite integrar soluções, como programar o acionamento de alarmes, quando uma iluminação será acionada ou ar condicionado será ligado, agendar a abertura de cortinas eletrônicas, e até mesmo, o funcionamento do CFTV.
As casas inteligentes já são uma realidade, por isso, muitos equipamentos de segurança são projetados considerando esta integração e conexão entre eles.
Segurança com tecnologia
Não tem como falar de segurança eletrônica e sem citar a tecnologia que vem sendo aplicada nos dispositivos. Os setores caminham juntos, e a cada ano lançam produtos cada vez mais tecnológicos.
Abra sua mente para as tendências e possibilidades. Além de focar na proteção das pessoas, a segurança eletrônica está levando automação, conforto e praticidade para o consumidor. Sem esquecer da importante atuação para outras frentes, como as ações de marketing para os estabelecimentos comerciais.
Como foi citado, o CFTV é uma das soluções mais buscadas pelos consumidores quando o assunto é segurança eletrônica. É interessante ressaltar que o circuito interno de monitoramento amplia as possibilidades de segurança quando está integrado com outros dispositivos, como controles de acesso e portarias eletrônicas.
A integração entre os sistemas também é uma forte tendência, e sai na frente quem aposta em projetos de segurança estruturados.
Quer saber mais sobre CFTV e conhecer produtos diferenciados? Entre em contato com a CompanyTech.